“Não existiria som se não houvesse silêncio, não haveria luz se não fosse a escuridão. A vida é mesmo assim: dia e noite, não e sim… Cada voz que canta o amor não diz tudo o quer dizer. Tudo o que cala fala mais alto ao coração.”
(Da Música “Certas Coisas”, Lulu Santos / Nelson Motta)
“A primeira prática espiritual que se deve adotar é o cultivo do silêncio interior, para acabar com o diálogo ininterrupto com a mente. Silencie e induzirá silêncio aos outros. Não se dê o hábito de gritar, falar demais ou vociferar. Reduza os contatos ao mínimo e carregue com você uma atmosfera de quieta contemplação onde quer que esteja.”
(Sathya Sai Baba)
“Em silêncio, o nível mais alto da consciência de um determinado ser humano pode ficar ativo por mais tempo. As dimensões mais elevadas para a Terra encontram, no silêncio de um ser humano, a senda por onde podem se fazer conscientes.”
(Do Livro “VIA CORAÇÃO, caminhos da transformação”, pág 167, Horácio Netho, Ed. Alfabeto, 2011)
“Quanto mais falamos no Universo, menos o compreendemos. O melhor é auscultá-lo em silêncio. Quem se ergue às alturas sem desejos enche de silêncio o coração. Poucos homens, aqui na Terra, sabem do segredo do ensinamento sem palavras.”
(Poemas 5, 16 e 43 do “Tao Te Ching”, autor: Lao Tsé)
“Em certo momento, o homem percebe que todas as suas palavras proferidas externamente serviram mais para a sua própria formação interna. A partir daí, ele busca falar menos, ouvir mais e recolher-se na sabedoria do equilíbrio de seu silêncio profundo […] É preciso reconhecer que há momentos em que palavras, diálogos, conceitos, explicações, sons… não adiantam. São os momentos do silêncio, da quietude, da retidão e da sabedoria maior. Sede silêncio e nenhum som te perturbarás […] Algumas verdades moram no silêncio. É só lá onde podemos ouvi-las […] Alguns falam por simples excitação ou inquietude, outros por sabedoria. Alguns calam por inibição ou timidez, outros por sabedoria. O equilíbrio harmônico entre fala e silêncio é uma das bases que sustentam a sabedoria humana na Terra.”
(Do livro “VIA TERRA, caminhos da luz”, Horácio Netho)
